As últimas notícias sobre Influencer Marketing

5 Passos para escolher os influenciadores certos

Diogo Mouro
Diogo Mouro


Um dos fatores críticos para o sucesso de uma campanha de Influencer Marketing é a capacidade de escolher os influenciadores certos para participar nesta. Tentar que a mesma mensagem ou apelo chegue a todos sem barreiras é um dos principais erros que os marketeers cometem na gestão de campanhas de Influencer Marketing.

Selecionar corretamente a nossa audiência permite que adaptemos os nossos esforços de comunicação e marketing a essa mesma audiência tornando toda a campanha mais apelativa e eficaz. Para o ajudar nessa tarefa, compilámos cinco passos para escolher os influenciadores certos:

 

1. Defina a estratégia e os objetivosHomem sentado em frente a uma parede de tijolo

O primeiro passo para escolher os influenciadores certos é a definição da estratégia e os objetivos para a campanha.

Quais as métricas que pretende utilizar para medir a sua campanha? Alcance, impressões, likes, views, cliques? Quer falar com os seus fãs ou procurar novos consumidores? Pretende construir marca e relação ou pretende dirigir os consumidores para a loja, para um site ou para um questionário?  Qual a duração da campanha?

E pretende conteúdos produzidos pela sua marca e partilhados pelos influenciadores ou conteúdos produzidos e partilhados pelos consumidores? Qual a mensagem que pretende passar? O que quer que os consumidores digam sobre a sua marca e o que pretende que façam?

Estas são algumas das questões que tem que responder antes de avançar para o próximo passo.

 

2. Crie Personas

Crie perfis tipo para os influenciadores que pretende alcançar. Defina quais as caraterísticas demográficas destes. Descreva o meio em que vivem e as suas relações. Elabore sobre o perfil psicográfico, quais as motivações e comportamentos deles.

Crie uma história detalhada sobre o influenciador que pretende ter. Quanto mais detalhe incluir, mais fácil será a identificação de oportunidades, a segmentação e a seleção dos influenciadores para a sua campanha.

 

3. Tenha presente o alcance e a relevância e não se esqueça da ressonância

Não se esqueça que o alcance anda às avessas com o engagement. Influenciadores com um alcance de milhões têm, tendencialmente, uma menor capacidade de envolver a sua audiência, enquanto que influenciadores com menor alcance são, tradicionalmente, mais relevantes para a sua audiência.

A ressonância destes influenciadores é também crucial para o seu sucesso. Quem são os seguidores destes influenciadores? Estão na sua área geográfica? Têm os mesmos interesses? Vêem no influenciador um modelo a seguir? Estão de acordo com a audiência que pretende na sua campanha? Não faz sentido ter na sua campanha influenciadores com pouca ou nenhuma ressonância ou com ressonância noutro tema ou noutra geografia.

 

4. Avalize a sua qualidade e o seu histórico

Investigue o histórico dos seus influenciadores, perceba se os conteúdos produzidos e partilhados estão de acordo com os valores da sua marca. Perceba o comportamento deles no setor, e a ligação a outros setores de atividade.

Questione a participação em outras campanhas e a existência de menções à concorrência. Entenda qual a periodicidade e cadência de publicação. Não vai querer alguém que apenas publica uma vez por ano.

 

5. Utilize uma plataforma que automatize o processo de escolher os influenciadores certos.

Finalmente, há a questão de automatização e escala. Todos estes procedimentos apenas são passíveis de ser realizados em larga escala com o recurso a plataformas de IRM (Influencer Relationship Management), plataformas que automatizam a identificação, seleção, contacto e gestão dos influenciadores.

 

A youzz

Na youzz automatizámos todos os passos de seleção de influenciadores, para que possa aceder a informação detalhada demográfica e psicográfica de mais de meio milhão de influenciadores, permitindo-lhe escolher os influenciadores certos para as suas campanhas.

Com mais de 500 projetos desenvolvidos nos últimos anos, a youzz tem uma comunidade optin (voluntariam-se para entrar na comunidade) de mais de 500 000 influenciadores (youzzers) espalhados por mais de 25 países e com um alcance combinado de mais de 750 milhões de pessoas.

É uma poderosa “consumer media network” na qual pode, de forma automatizada, construir relacionamentos, interagir com influenciadores dentro da sua indústria e medir os resultados.

 

Para grandes resultados, contacte-nos aqui!

Deixa um comentário

Diogo Mouro

Com 20 anos de experiência em ativação de marcas, sempre do lado de agência, trabalhou clientes de todos os setores: automóveis, gelados, software e bebidas. Marcas institucionais, grandes multinacionais e marcas regionais. Em 2012, sem dúvidas de que o futuro já era digital, largou tudo para integrar a Youzz. Desde então tem potenciado a ligação com as marcas na construção da maior rede global de influenciadores. O maior desafio que ainda não conseguiu vencer continua a ser o de conseguir explicar aos seus filhos de 7 e 3 anos o que é que o Pai faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons