As últimas notícias sobre Influencer Marketing

A diferença entre reach e engagement

Francisco Ascensão
Francisco Ascensão


Trabalhar com uma grande diversidade de clientes em todo o mundo, desde o lançamento da nossa plataforma, tem-nos levado a perceber que há uma grande confusão em torno dos conceitos de reach e engagement. É fácil pensar que alguém com um milhão de seguidores ou fãs na sua rede é um poderoso influenciador. Apesar de à primeira vista este argumento poder ser verdadeiro, há uma série de fatores adicionais que devem ser tidos em conta quando se criam ou gerem campanhas com influenciadores.

No caso de um influenciador com um milhão de seguidores, quantos deles estão realmente envolvidos? E quantos partilham os seus conteúdos ou participam nas suas conversas? Pensar na resposta a estas questões leva-nos a perceber a importância do engagement e consequentemente a ponderar que tipo de influenciadores devemos incluir em campanhas com vista à obtenção do maior retorno possível para as marcas. Podemos trabalhar com uma gama de influenciadores de grande alcance (usualmente conhecidos por A-List) ou escolher trabalhar com uma gama de influenciadores de baixo ou médio alcance (usualmente conhecidos por Long Tail e Magic Middle).

Quando um influenciador de baixo ou médio alcance partilha conteúdos com a sua comunidade, é incrível ver a quantidade de pessoas que utilizam esses conteúdos. E no fundo, é isto que as marcas procuram quando se associam a alguém. O nível de engagement conseguido pelos pequenos e médios influenciadores chega a ser 10 vezes superior ao engagement conseguido pelos influenciadores com maior número de seguidores.

Mas porque é que isto acontece? Em primeiro lugar, quando uma comunidade cresce, o conteúdo geralmente fica mais amplo e, como resultado, os seguidores que gostaram da abordagem original começam a afastar-se. Em segundo lugar, quanto maior é a comunidade, mais difícil é para o influenciador conseguir trabalhar o seu relacionamento com cada único seguidor que responde ou interage com ele. Com o passar do tempo, isto irá reduzir o engagement entre o influenciador e a sua comunidade, já que a interação é cada vez mais esporádica.

Trabalhar com 250 influenciadores com 4.000 seguidores cada permite alcançar um milhão de potenciais seguidores conseguindo assim níveis de engagement maiores quando comparados com o que é possível fazer com um influenciador único com o mesmo alcance. Esta abordagem não só foi comprovada como também cria um efeito de amplificação. À medida que mais e mais pessoas interagem, as oportunidades de ver aumentam, dando a sensação de que “todos” estão a interagir, de que há movimento. O conteúdo torna-se ainda 250 vezes mais variado, permitindo que as marcas se concentrem em diferentes segmentos e garantindo que cada segmento está a ser impactado com a mensagem mais relevante.

Da próxima vez que criar ou gerir uma campanha com influenciadores, experimente focar-se mais no engagement e veja os resultados a melhorarem exponencialmente.

 

Este artigo foi primeiro publicado em Digital Marketing Magazine

 

Deixa um comentário

Francisco Ascensão

Comecei a Youzz em 2009 e entrei no mundo do Influencer marketing. Em 2010, juntei-me com o Salvador e, juntos, decidimos conquistar o mundo. Até essa data estive em modo preparação, a aprender e a experimentar, para finalmente poder agarrar o “bicho” do empreendedorismo.

Tudo foram boas experiências. Desde vender Schweppes e Trinaranjus a cafés e restaurantes, a ouvir mais de 50 nãos por dia, à criação de planos de marketing e trademarketing com autonomia total, no Grupo Gillette Portugal. Mas a experiência nunca fica completa se não experimentarmos o outro lado, neste caso, no Waygroup, onde durante 5 anos pude gerir agências demarketing e comunicação.

Presentemente, o desafio é enorme – construir a maior rede global de influenciadores. Para todos os que o são, só há um lugar – a Youzz.

Sejam bem-vindos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons